Drible, saiba um pouco mais desse importante fundamento

Drible, saiba um pouco mais desse importante fundamento

O drible é um importante gesto ofensivo, porque permite ao jogador progredir com a bola no campo, na direção pretendida. Mas não se deve abusar dele. É particularmente utilizado na progressão para o cesto ou quando não há nenhuma possibilidade favorável de passe ou lançamento.

O tipo de drible encontra-se condicionado pelas variações de ritmo, alternância das mãos e paragens ou arranques rápidos necessários durante o jogo. Depende ainda da distância a que se encontra o adversário.

Vamos distinguir dois tipos de drible:

Drible alto ou de progressão

Sem adversário próximo, pode-se progredir no terreno do jogo driblando em velocidade.


Neste tipo de drible a bola deve ser impulsionada para a frente porque a progressão é rápida, podendo o jogador que dribla dar vários passos entre cada ressalto da bola no solo.

O corpo deve estar ligeiramente inclinado para a frente. A cabeça levantada e a olhar em frente. A bola deve ser controlada através do tacto para que o jogador tenha uma visão global do jogo. A bola sobe até à altura das ancas.

Drible baixo ou de proteção

O drible de proteção deve ser usado quando um adversário te impede de progredir no terreno.

 

O drible deve ser executado com a mão contrária à colocação do adversário, protegendo-se a bola com a cobertura do teu próprio corpo e o braço livre ( "braço de proteção")

A posição do corpo é mais flectida que na anterior, e por isso, a bola deve ressaltar só até à altura do joelho. A cabeça deve sempre observar o defensor e o resto do campo.

 

Artigo: Taciana Mendes - Educadora Física