A escola

A Chuí Chuá Esportes surgiu em 2002, com as aulas de basquete sendo realizadas na quadra esportiva do SESI, onde trabalhamos durante sete anos, sempre com muito sucesso, consolidando o nosso nome como uma força jovem sempre reveladora de talentos para o esporte francano. Hoje escola também atua na iniciação esportiva na modalidade futebol.

Aqui na Chuí Chuá Esportes, esporte e educação sempre caminharam juntos desenvolvendo o corpo humano e a vida social de nossas crianças e adolescentes. Nossa preocupação vai além da recreação, jogos e treinos dentro e fora das quadras e campos. Queremos que nossos alunos aprendam de forma natural, gradativa e muito prazerosa, desenvolvendo habilidades como integração com os outros alunos, locomoção, raciocínio, espírito esportivo, resistência física e psicológica, criação de estratégias, motivação, criatividade, comunicação, espírito de liderança, noções de tempo e espaço, compreensão dos limites dos outros, interpretação de situações, curiosidade, motricidade, coragem, desinibição, convivência, saber perder, respeito ao próximo, aceitação de limites e o reconhecimento de que eles são necessários, saber esperar, autonomia, atenção e cooperação.

Os diretores são Nilton Gonçalves, que teve passagem nas categorias de base das equipes de Franca e também é técnico das categorias menores de Franca há 17 anos, e o ex-atleta Chuí, o maior cestinha da história do Franca Basquete. Chuí também atua como técnico nas equipes de competição Chuí Chuá. Também atuou como técnico nas equipes do Franca Basquete, Uberlândia, Araraquara e Rio Claro, além de servir a Seleção Brasileira.

Instituto Chuí Chuá

O Instituto Chui de Esporte foi criado no dia 05 de novembro de 2012 pelo ex-atleta e técnico de basquete, Marco Aurélio Pegolo dos Santos e amigos que também são apaixonados por esporte e sabem os benefícios gerais dele para a vida das pessoas.

Entre os principais objetivos do trabalho está o de proporcionar atividades físicas e esportivas orientadas para a comunidade, crianças e adolescentes.

Instituto começou o trabalho com aulas e eventos gratuitos, por meio do basquetebol, devido a tradição da cidade de Franca e em 2013 ampliou o atendimento para o futebol.

Em 2014 o Instituto Chui Esportes obteve o título de UTILIDADE PUBLICA MUNICIPAL, em 29 agosto de 2014.

Para nós o esporte desenvolve princípios, favorece o desenvolvimento físico e a promoção da saúde, é útil também para aquisição dos valores, disciplina, autoconfiança, cooperação, ao se colocar na posição do outro, necessários para a coesão social e global.

As experiências com projetos sociais ligados ao esporte mostram que a atividade física, em especial no que diz respeito aos mais jovens, tem um fator motivador extremamente positivo. Os efeitos são sentidos no dia a dia com crianças e adolescentes mais concentradas nas aulas, disciplinados e principalmente fora das ruas.